Bem Vindo ao Blog do Pedro Vilar

Fique em dia com os assuntos relacionados aos concursos públicos, ao repasse de dicas para os mais variados certames e, principalmente, esteja à vontade para trocar experiências sobre a árdua - e prazerosa tarefa - de estudar para concursos públicos.

Total de visualizações de página:

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Veja dicas para concurso do BNDES

Banco abriu 2º concurso no ano, para cadastro de reserva.
Colunista Lia Salgado diz que candidato deverá dar atenção à escrita.



Lia Salgado*Do G1, em São Paulo

BNDES busca candidatos para cargos de nível
médio e superior (Foto: Reprodução/TV Globo)

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) abriu inscrições para seu segundo concursoneste ano, mantendo a tradição de realizar seleções periódicas, desta vez para cargos de nível médio e de nível superior com formações específicas (o edital anterior foi para graduados em engenharia). A seleção é para 270 vagas em cadastro de reserva, ou seja, os candidatos serão chamados conforme a necessidade da instituição.


O concurso é para técnico de arquivo (nível médio) e profissionais das áreas de administração, análise de sistemas, contabilidade, comunicação social e economia. Os salários são de R$ 2,6 mil, para os cargos de nível médio, e de R$ 8,4 mil, para os de nível superior. As futuras vagas serão, em princípio, para o município do Rio de Janeiro, mas, em caso de necessidade do banco, o candidato poderá ser lotado em outra cidade ou até mesmo no exterior.
saiba mais


Para os formados em administração, contabilidade, economia e comunicação social é exigida a graduação em nível de bacharelado. Nos 3 primeiros, também é necessário ter registro no respectivo conselho. Já para o cargo de análise de sistemas é aceita a graduação em análise de sistemas ou em diversos cursos correlatos, listados no edital, o que significa que o curso de tecnólogo deverá ser aceito.

Também pode concorrer quem tiver bacharelado em informática ou, ainda, graduação em ciências exatas ou em engenharia, desde que o candidato possua também pós-graduação -lato sensu (mestrado ou doutorado) ou stricto sensu (especialização)- relacionada à área de sistemas, conforme definido no edital.

O que estudar
O edital não trouxe grandes surpresas, uma vez que o conteúdo programático exigido tanto para os cargos de nível médio quanto para os de nível superior são basicamente os mesmos de concursos anteriores para o BNDES, também realizados pela Fundação Cesgranrio. Quem vinha se preparando com antecedência mais do que nunca está em vantagem, uma vez que o prazo até a prova, como de praxe, é curto -2 meses apenas.

Para a seleção deste ano, o edital não indica bibliografia, mas pode ser bastante interessante o candidato ter como base aquela que consta do edital de 2009, já que foi elaborada pela mesma banca e para os mesmos cargos. É claro que não há obrigatoriedade de que as questões sejam restritas a àquele material, mas pode ser uma boa fonte de consulta para o candidato que, muitas vezes, não sabe bem onde encontrar o conteúdo que será cobrado.

Nível superior
Para os cargos de nível superior, a seleção constará de provas objetivas de múltipla escolha com 20 questões de português, 10 de inglês ou espanhol (o candidato deverá fazer a opção já na inscrição) e 40 de conhecimentos específicos relacionados à área de formação. Todas as disciplinas terão questões com pesos variados, de forma que a prova objetiva valerá 100 pontos, distribuídos em 20 para português, 10 para inglês ou espanhol e 70 para os conhecimentos específicos.

Além disso, todos serão submetidos a uma prova discursiva, com 5 questões sobre o conteúdo programático dos conhecimentos específicos, valendo 10 pontos cada.
Para não ser eliminado, o candidato deverá fazer, no mínimo, 60% da pontuação da prova objetiva e, ainda, 10 pontos em português, 3 em língua estrangeira e 35 em conhecimentos específicos. Daí, os 650 mais bem classificados em cada formação terão suas provas discursivas corrigidas. Também nessa etapa o candidato precisará fazer 60% da pontuação total.

Nível médio
Quem disputa vaga como técnico de arquivo fará prova objetiva com 50 questões: 10 de português, 10 de matemática, 10 de arquivo e protocolo, 8 de língua estrangeira, 6 de conhecimentos sobre o BNDES e 6 de conhecimentos gerais. Todas as disciplinas também terão perguntas com pesos variados, sendo que português, matemática e arquivo/protocolo valerão 20 cada. Língua estrangeira vai valer 16 pontos no total e as matérias de conhecimentos sobre o BNDES e conhecimentos gerais totalizarão 12 pontos cada uma.

É preciso atenção, pois a disciplina de matemática inclui estatística, contabilidade, matemática e, ainda, pontos de matemática financeira e raciocínio lógico. A parte sobre o BNDES é basicamente o estudo da legislação específica, detalhada no edital. Já o tópico conhecimentos gerais trata de atualidades relacionadas a política, economia, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, ecologia e cidadania.

Na prova para nível médio, haverá também uma prova de redação, valendo 40 pontos. O candidato precisará fazer 50% dos 100 pontos do conjunto da prova objetiva e, ainda, não poderá tirar zero em nenhuma das disciplinas para não ser reprovado. Os 650 que obtiverem a melhor classificação terão a redação corrigida e precisarão fazer 50% dos pontos nessa etapa, para não serem eliminados.

Escrita e língua estrangeira
Como todos os candidatos precisarão fazer uma parte discursiva -questões para os de nível superior e redação para os de nível médio-, vale a pena dedicar algum tempo ao hábito de escrever, conforme o que será solicitado em cada prova. Também aí pode ser muito útil consultar o que foi cobrado no concurso de 2009.

No caso da língua estrangeira, o tempo disponível é pequeno para o estudo de uma segunda língua. Assim, para quem não tem bom domínio de inglês ou espanhol, talvez seja mais sensato optar pelo espanhol, por ser mais similar ao português, e estudar principalmente os chamados "falsos cognatos" -palavras que parecem ter um significado, por serem semelhantes a palavras em português, mas que têm significado totalmente diferente.

A resolução exaustiva de provas anteriores será mais útil do que tentar aprender uma nova língua em 2 meses, desviando tempo que pode ser dedicado ao estudo de outras matérias. Treinar com provas passadas é praticamente obrigatório para esse concurso, já que a mesma instituição organizadora é responsável pelas seleções do BNDES há alguns anos e temos ao menos uma prova - em 2009- com as mesmas características e cargos oferecidos.

Vale a pena concurso para cadastro?
O fato de não estarem previstas vagas disponíveis não deve ser motivo para desmotivação por parte dos candidatos, já que historicamente o BNDES tem convocado todo o seu banco de aprovados durante a validade do concurso que, neste caso, é de 5 meses, podendo ser prorrogado por igual período. O importante é fazer uma boa pontuação e garantir uma posição dentro do cadastro de reserva, de acordo com o número de vagas informado para cada cargo.

* Lia Salgado, colunista do G1, é fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, consultora em concursos públicos e autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos”

Nenhum comentário:

Postar um comentário